Início Meio Ambiente Após incêndio, guaranis do Jaraguá criam campanha de doação de mudas para...

Após incêndio, guaranis do Jaraguá criam campanha de doação de mudas para reflorestar aldeia

Fogo foi vencido pelos próprios indígenas. Segundo lideranças, nenhuma autoridade agiu efetivamente para conter o incêndio

Indígenas do povo Guarani Mbya no Pico do Jaraguá (Reprodução/Facebook)

Focos de incêndio atingiram a região de Mata Atlântica do Pico do Jaraguá neste domingo (21), afetando parte da aldeia guarani Tekoa Itakupe. Com a devastação da floresta, lideranças indígenas do local anunciaram que vão lançar uma campanha de arrecadação de mudas de árvores para reflorestar a região.

De acordo com a artista Tamikuã Txihi, da Tekoa Itakupe, o ideal é que as mudas sejam nativas da Mata Atlântica ou frutíferas. Ela destaca ainda a importância das árvores já apresentarem um tamanho maior, de 40 cm a um metro, para facilitar o cuidado das mesmas no local. As lideranças lançarão em breve mais informações sobre como colaborar com as doações.

Ao todo, foram cerca de 13 horas de incêndio no local. O fogo só foi vencido na madrugada de segunda-feira (22), após esforço coletivo do povo guarani. Em entrevista a Caroline Oliveira, do Brasil de Fato, lideranças contam que usaram galhos de árvores e facões para acabar com o incêndio.

Segundo Mateus Wera, nenhuma autoridade ou órgão responsável agiu efetivamente para conter o incêndio. Foram mais de 100 ligações para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e transmissões ao vivo com pedidos de socorro.

Sair da versão mobile