Início Meio Ambiente Aras nomeia defensor da MP da grilagem para coordenar Câmara de Meio...

Aras nomeia defensor da MP da grilagem para coordenar Câmara de Meio Ambiente no MPF

Para o procurador Juliano Baiocchi, "seria bom para o meio ambiente que o MPF fosse próximo do agronegócio"

Juliano Baiocchi (Reprodução/Facebook)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, nomeou na segunda-feira (8) um procurador defensor da chamada “MP da grilagem” e do agronegócio para coordenar a 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (MPF).

O subprocurador-geral da República Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho, que vem da Câmara de Consumidor e Ordem Econômica, defendeu a MP por permitir a “livre concorrência e livre iniciativa privada”.

A MP da grilagem foi amplamente criticada por ambientalistas por flexibilizar as exigências para regularização fundiária. A proposta já saiu da pauta do Congresso.

O próprio MPF chegou a criticar a fala do procurador. Em nova, o órgão deu parecer contrário à proposta, sustentando que a aprovação da MP levaria ao aumento da grilagem no país e, consequentemente, do desmatamento.

Em entrevista à BBC Brasil, Baiocchi também defendeu que seria bom para o meio ambiente se o MPF “fosse próximo do agronegócio”. Ele é dono de uma fazenda nos arredores de Brasília dedicada à criação de gado.

“Se o MP fosse mais próximo do agronegócio acredito que seria bom para o meio ambiente. Estamos em uma fase em que a tutela dos direitos sociais (o meio ambiente equilibrado é um direito da sociedade) deveria passar muito mais por processos de composição e diálogo do que por uma rivalidade entre supostos defensores do passado e a realidade do presente”, disse o procurador.

Sair da versão mobile