Início Meio Ambiente Deputados da oposição apresentam pedido de abertura de CPI do Meio Ambiente...

Deputados da oposição apresentam pedido de abertura de CPI do Meio Ambiente contra Salles

Parlamentares têm 130 das 171 assinaturas necessárias. Comissão deve investigar denúncias de omissões e crimes cometidos pelo ministro

Foto: Alan Santos/PR

Deputados de partidos da oposição apresentaram na Câmara, nesta quarta-feira (28), o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Meio Ambiente, para investigar denúncias de omissões e crimes cometidos pelo ministro Ricardo Salles. O documento é assinado por deputados do PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Rede e PV.

Segundo reportagem de Camila Zarur, no jornal O Globo, a CPI teria cinco frentes de investigação: a denúncia de que Salles atuou em favor de madeireiras ilegais; o desmonte da fiscalização e omissão diante do desmatamento na Amazônia; conluio com garimpeiros ilegais que teria levado à suspensão da fiscalização; o uso de voo da Força Área Brasileira (FAB) para levar garimpeiros ilegais do Pará para reunião com o ministro em Brasília; e a omissão diante dos incêndios no Pantanal e do “dia do fogo”.

“Sua antipolítica ambiental inclui o desmonte das instituições ambientais conquistadas pela sociedade brasileira ao longo das últimas décadas, em afronta à Constituição Federal e aos tratados e convenções internacionais de que o país faz parte, que estabelecem a obrigação de o poder público defender e preservar o meio ambiente para a presente e futuras gerações”, diz o requerimento.

A oposição já tem 130 assinaturas das 171 necessárias para a abertura de CPI na Câmara. Com isso, deputados também para ter apoio de partidos do centro, como Cidadania, MDB, DEM e PSDB.

A articulação pela CPI se deu após depoimento do delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva à Casa, na segunda-feira (26). Ele foi retirado da PF do Amazonas após apresentar notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Meio Ambiente.

Durante a sessão, Saraiva afirmou que “o ministro tornou legitima a ação de criminosos” na Amazônia ao comentar sobre a denúncia apresentada contra Salles. O delegado afirmou que houve um aumento da grilagem no último período.

Sair da versão mobile