Início Meio Ambiente Desmatamento na Amazônia em abril atinge maior nível dos últimos 10 anos,...

Desmatamento na Amazônia em abril atinge maior nível dos últimos 10 anos, diz Imazon

De acordo com o instituto, número representa aumento de 45% em comparação com abril de 2020. Amazonas lidera o ranking dos estados que mais desmataram.

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou nesta segunda-feira (17) o índice de desmatamento na região da Amazônia Legal do mês de abril. Segundo a ONG, foram 778 km² de floresta derrubada, sendo o maior valor da série histórica para o mês dos últimos 10 anos. “As informações são do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a região via satélites. O número também representa um aumento de 45% em relação a abril de 2020, quando o desmatamento somou 536 km².”

O Imazon informa ainda o ranking dos estados com maior área desmatada. Amazonas lidera a lista com a maior parte do percentual (28%), seguido pelo Pará (26%), Mato Grosso (22%), Rondônia (16%), Roraima (5%), Maranhão (2%) e Acre (1%). Os municípios que mais desmataram foram Lábrea e Apuí, no Amazonas, onde houve perda de 126 km² de floresta, o que representa quase 60% de todo o desmatamento do estado detectado em abril.

De acordo com o SAD, em abril, 68% do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse, e o restante foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (11%) e Terras Indígenas (2%).

Na análise do desmatamento em Unidades de Conservação, o Pará possui cinco dentre as 10 mais atingidas: APA Triunfo do Xingu (PA), Flona do Jamanxim (PA), Flona de Itaituba II (PA), Esec da Terra do Meio (PA) e Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo (PA). Já em relação às Terras Indígenas, o Mato Grosso tem destaque com quatro territórios no ranking dos 10 mais atingidos: TI Piripkura (MT), TI Kayabi (MT/PA), PI Aripuanã (MT/RO) e TI Urubu Branco (MT).

Veja o Boletim do Desmatamento de abril de 2021 completo aqui.

Sair da versão mobile