Início Meio Ambiente Estudo indica que volume de plástico nos oceanos pode triplicar em 20...

Estudo indica que volume de plástico nos oceanos pode triplicar em 20 anos

Quantidade de resíduos plásticos no mar pode chegar a 600 milhões até 2040

Foto: Marcus Eriksen/ Algalita Marine Research Foundation

Cientistas e especialistas da indústria calculam que a quantidade de plástico nos oceanos pode triplicar até 2040. Segundo os pesquisadores, a quantidade de plástico descartada aumentou durante a pandemia e, para evitar maiores danos, seria necessária uma ação massiva por parte de indústrias e lideranças mundiais. O estudo feito para as ONGs The Pew Charitable Trusts e a Systemiq.

Segundo a ONG Associação Internacional de Resíduos Sólidos, máscaras e luvas de látex estão chegando em praias asiáticas constantemente, e aterros sanitários de todo o mundo têm recebido quantidades recordes de embalagens, especialmente relacionadas a delivery.

Caso não haja mudança de atitude, os pesquisadores afirmam que a quantidade de plástico jogada no mar a cada ano aumentará de 11 milhões para 29 milhões de toneladas. Em 2040, 600 milhões de toneladas à deriva nos oceanos.

À Reuters, Winnie Lau, gerente-sênior do Pew e coautora do estudo, afirmou que a questão “não é problema de um país. É problema de todos”. “Vai piorar se não fizermos nada”, completa. O aumento de resíduos plásticos vem se acelerando desde 1950, e é uma grande preocupação entre ambientalistas e especialistas.

Sair da versão mobile