Início Meio Ambiente Governo Bolsonaro autoriza uso de inseticida contra nuvem de gafanhotos

Governo Bolsonaro autoriza uso de inseticida contra nuvem de gafanhotos

Ministério da Agricultura declarou estado de emergência em áreas de produção agrícola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Foto: Divulgação/Senasa

O Ministério da Agricultura concedeu, nesta terça-feira (30), autorizações emergenciais para uso de inseticidas biológicos contra a nuvem de gafanhotos que se aproximou do país.

Medida vem após a pasta declarar estado de emergência fitossanitária em áreas de produção agrícola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Contudo, de acordo com reportagem do G1, o ministério considera pouco provável que os insetos avancem pelo território brasileiro.

A aplicação do inseticida à base de “Beauveria bassiana” e “Metarhizium anisopliae” foi autorizada para uso contra gafanhotos da espécie “Schistocerca cancellata”. A aplicação ocorre por via terestre, por meio de tratores, ou aérea.

Plantações de milho, soja, café e algodão estão entre as que poderão utilizar esses produtos.

A nuvem de gafanhotos atualmente se desloca pela Argentina, seguindo na província de Corrientes. Por conta das chuvas que ocorreram no país vizinho na segunda-feira (29), técnicos do governo afirmam que os insetos não devem percorrer grantes distâncias no país.

Sair da versão mobile