Início Notícias Bem Viver Mulher com autismo diz que aprendeu com gorilas as regras da interação...

Mulher com autismo diz que aprendeu com gorilas as regras da interação humana

"Eu não via todos esses atributos maravilhosos nos seres humanos até enxergá-los nos gorilas", diz Dawn Prince-Hughes, que hoje é doutora em Antropologia e especialista em primatologia

Foto: Freepik Brasil

Diagnosticada com Síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo, a norte-americana Dawn Prince-Hughes diz que a observação de gorilas foi o que lhe ajudou a interagir melhor com outros seres humanos. Depois de deixar a escola por bullying, Prince-Hughes conta que sua vida mudou após uma visita ao zoológico.

“Imediatamente percebi que eram seres que me entenderiam, e que eu os entenderia. Ali, perto deles, com todas as informações sensoriais chegando, o som que era muito alto, a luz demasiado brilhante – tudo apaziguou. E eu descansei pela primeira vez na minha vida”, relata, em entrevista à BBC, sobre a primeira vez que avistou um gorila no zoológico.

“Eles são muito lentos. Fazem tudo de forma deliberada. A comunicação humana acontece rápido demais, e não há nada de frenético em relação aos gorilas”, explica.

Pouco tempo depois dessa primeira experiência, Prince-Hughes começou a trabalhar como voluntária no zoológico. “Eu senti, observando os gorilas, que a interação social podia ser muito significativa. Tive essa sensação de repente de querer compartilhar mais com outras pessoas. E copiei o que os gorilas faziam”, afirma.

“Por exemplo, quando vi que um gorila estava triste, e outro gorila veio e deu um tapinha nas costas dele. Só isso bastou, e ele foi embora. Eu copiei esse comportamento e usei em uma situação na minha vida, funcionou muito bem. Foi a primeira vez que me senti realmente confortável estendendo a mão e tentando confortar alguém, fazendo esse tipo de contato”, completa.

O diretor de pesquisa do zoológico então passou a incentivá-la a voltar para os estudos. De acordo com Prince-Hughes, foi com a ajuda dele que ela chegou à faculdade. Hoje, ela é doutora em Antropologia, especializada em etologia e primatologia.

Sair da versão mobile