Início Notícias Direito dos Animais Após pressão popular, Dinamarca suspende sacrifício de 17 milhões de visons

Após pressão popular, Dinamarca suspende sacrifício de 17 milhões de visons

Até então, 2,4 milhões de animais já foram mortos no país. De acordo com o governo, medida seria necessária para conter a disseminação do coronavírus

Reprodução/ @animalrights.nl

O governo da Dinamarca decidiu suspender o sacrifício de 17 milhões de visons no país. As mortes foram anunciadas na semana passada pela primeira-ministra, Mette Frederiksen. A medida, no entanto, enfrentou forte pressão política e popular, especialmente de movimentos voltados aos direitos dos animais.

Os visons são criados em fazendas em alguns países da Europa. Os animais são usados para a produção de roupas, produtos médicos e até cosméticos, além da preservação e impermeabilização de couro.

O governo havia alegado que o sacrifício seria necessário para conter a disseminação de uma nova cepa do coronavírus, que teria sido identificada nos animais. Autoridades de saúde locais disseram que o contágio poderia ameaçar a eficácia das vacinas contra a Covid-19 que estão em desenvolvimento.

O país, no entanto, já sacrificou mais de 2,4 milhões de animais. Um dos partidos que fez oposição à medida foi o Venstre, alegando que o governo não tinha evidências científicas suficientes para exterminar os visons.

A Dinamarca teria registrado 214 casos de pessoas com Covid-19 que teriam adquirido a doença em criadouros de visons. Entre elas, doze teriam sido infectadas com o coronavírus mutado. O mesmo foi registrado na Holanda, que também autorizou o abate de ao menos 10 mil visons.

A associação “Animal Rights Netherlands” foi uma das que denunciou a medida adotada pela Holanda nas redes. O grupo afirmou que entrou na Justiça para tentar o fechamento definitivo das fazendas de criação de visons e impedir o abate dos animais, mas não teve êxito.

Sair da versão mobile