Início Notícias Direito dos Animais Matar por diversão: Projeto de Lei quer autorizar caça “esportiva” de animais...

Matar por diversão: Projeto de Lei quer autorizar caça “esportiva” de animais no país

Proposta será votada em Comissão de Meio Ambiente na Câmara, presidida pela bolsonarista Carla Zambelli. População pode opinar em enquete da Casa, veja como participar

Animais silvestres em perigo (Foto: palko72/depositphoto)

O Projeto de Lei 5544/20, de autoria do deputado Nilson F. Stainsack (PP-SC), que propõe que a caça de animais no Brasil seja liberada, será votado nesta terça-feira (14) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Hoje, apenas javalis têm a caça permitida no país.

De acordo com a proposta, poderão atuar como caçador esportivo, qualquer pessoa com mais de 21 anos, que seja registrado como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) e possua licença de caça, que terá validade de três anos e será emitida por órgão federal de meio ambiente. A caça envolverá atos de perseguição, apanha e abate dos animais.

O relator, deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), já se manifestou pela aprovação do PL, que tem causado indignação de ambientalistas e ativistas dos direitos dos animais. A Comissão de Meio Ambiente é presidida pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP), que teve um áudio vazado recentemente onde se coloca contra uma proposta que buscava “estabelecer regime jurídico especial para os animais domésticos e silvestres”.   

“O PL 5544/2020, que permite a caça como esporte, é um ato contra a fauna brasileira e, consequentemente, contra o Brasil. Pedimos a retirada da pauta”, diz a Frente Ambientalista da Câmara. “Você gostaria de ser perseguido e alvejado de tiros por pura diversão? É isso que vai acontecer com nossos animais silvestres se o PL 5544/2020 for aprovado.”

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) alerta para o prazer em matar envolvido nesta questão. “Será que nossa sociedade vai ser dividia entre pessoas que defendem os direitos e a vida e outras que têm prazer em matar, inclusive animais silvestres e ameaçados de extinção? Seremos reduzidos a isso?”, questiona.

“Animais silvestres em perigo! Agora querem aprovar a ‘caça esportiva’ em todo o território nacional. A sanha de destruição e a pulsão pela morte dessa gente parece não ter limites. O autor do projeto ainda alega estar promovendo o ‘aumento da interação homem e natureza’”, diz o jornalista André Trigueiro.

Qualquer pessoa pode votar em enquete sobre o projeto no site da Câmara neste link.

Sair da versão mobile