Início Notícias Direito dos Animais ONG processa responsáveis pela exportação de 60 mil ovelhas vivas da África...

ONG processa responsáveis pela exportação de 60 mil ovelhas vivas da África do Sul para o Oriente Médio

Foto: NSAPC

A NSPCA (National Council of Societies for the Prevention of Cruelty to Animals/Conselho Nacional de Sociedades para a Prevenção da Crueldade contra Animais) da África do Sul apresentou acusações criminais contra os grupos envolvidos no transporte de mais de 60 mil ovelhas vivas em um navio para o Oriente Médio.

O nome do navio é Al Shuwaikh e entre os acusados estão o Departamento da Agricultura, os proprietários e o capitão do navio, além de outros órgãos governamentais envolvidos. As acusações são de maus-tratos e abuso contra os animais.

As ovelhas foram encontradas em condições insalubres e perigosas, como níveis altos de concentração de amônia em conveses fechados e ambientes sujos. Também foi identificada a presença de fezes nas valas de água e comida, e na área de habitação dos animais.

Além disso, as ovelhas foram tratadas de forma violenta durante o processo, sendo que houve tentativas de levar ovelhas feridas, doentes e mancas também.

Em setembro, a NSPCA organizou uma campanha para evitar o carregamento das ovelhas, que contou com apoio de várias organizações ao redor do mundo. Mesmo assim, a viagem foi autorizada pelo governo.

Em comunicado do dia 14 de novembro, a inspetora sênior da NSPCA Grace De Lange disse que “testemunhar o sofrimento dessas ovelhas antes mesmo da partida do navio e assistir ao Al Shuwaikh partir foi muito difícil, mas também confirmou a determinação da NSPCA de advogar por justiça em seu nome”.

A intenção é que não apenas esse navio seja impedido de retornar à África do Sul, mas também questionar a exportação dos animais de forma geral.

Sair da versão mobile