Cada dia mais e mais pessoas vêm adotando um estilo de vida vegano, e nas grandes capitais do Brasil isso é ainda mais evidente. Uma pesquisa do Ibope de 2018 mostrou que, em São Paulo, 16% da população se declara vegetariana. Com esse crescimento, aumentam também as possibilidades de estabelecimentos que não utilizam produtos de origem animal nas suas vendas. São Paulo tem muitos restaurantes veganos, mas às vezes pode ser difícil saber onde estão e quais são eles. Confira, a seguir, uma lista de 10 restaurantes veganos e vegetarianos na capital paulista:
Zona Oeste
- Casa RAW (Rua Dr. Franco da Rocha, 515 – Perdizes)
A Casa Raw é o primeiro restaurante de São Paulo especializado em gastronomia vegana. Além do cardápio 100% vegetal e orgânico, oferece opções sem glúten e cruas. O local oferece opções variadas desde entradas e saladas leves até as sobremesas criativas, e fica aberto da hora do almoço até o início da noite.
- Purana.Co (Rua Cônego Eugênio Leite, 840 – Pinheiros)
Com opções desde o café da manhã até o jantar, o Purana.Co oferece um cardápio 100% vegano e orgânico, além de um espaço pet-friendly (aceita animais de estimação). Os pratos têm composições bastante criativas e sofisticadas, o que combina com a maioria das propostas do bairro de Pinheiros e proporciona uma refeição diferente e original.
- Sushimar Vegano (Alameda Campinas, 1287 – Jardins)
Esse restaurante é a solução pra quem diz que não se torna vegano por causa da comida japonesa. Com uma enorme variedade de comida oriental, desde o sushi até o yakissoba, o cardápio oferece opções veganas pra quem não consegue abandonar essa culinária.
Centro
- Animal Chef (Rua Augusta, 1036 – Consolação)
O Animal Chef é uma hamburgueria 100% vegana. O local oferece uma variedade de sanduíches preparados com o hambúrguer desenvolvido pelo chefe, que é feito de um conjunto de vegetais e tem uma aparência bem parecida com a carne bovina.
- Central Panelaço (Rua Conselheiro Carrão, 451 – Bixiga)
Localizado em um dos bairros mais tradicionais da gastronomia paulistana, o restaurante oferece as mais diversas refeições veganas. Além disso, é uma loja que vende objetos de decoração, roupas, discos e várias outras coisas. Também conta com uma programação cultural com shows e apresentações.
Zona Sul
- Prime Dog (Rua Vergueiro, 1960 – Vila Mariana)
Essa é mais uma opção de fast-food vegano e vegetariano. A lanchonete oferece uma variedade de lanches que vão desde o cachorro quente ao açaí. É uma boa pedida para qualquer horário, já que fica aberto até as 3h da manhã. Tem também uma sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima.
- Vaca Verde (Rua Alvorada, 457 – Vila Olímpia)
O restaurante oferece um buffet completo de saladas e pratos quentes por um preço fixo de R$ 18,00. É uma boa opção para quem prefere montar sua própria refeição, mas só fica aberto no almoço.
Zona Norte
- Veggie Café (Rua Dr. Zuquim, 1720 – Santana)
O café oferece uma grande variedade de lanches veganos, desde sanduíches até quiches e saladas. Além disso, tem um empório com alimentos para levar para casa para preparar outras refeições.
Zona Leste
- Gran Vegano (R. do Oratório, 29 – Mooca)
Mais uma hamburgueria vegana, o restaurante oferece vários sanduíches sem alimentos de origem animal, num ambiente pequeno e aconchegante.