Os atos terroristas que acabaram com a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8), em Brasília, causaram muita indignação. Mas, além do vandalismo contra o patrimônio público, com obras de arte destruídas e roubadas e vidros e móveis quebrados, o que chocou foi a crueldade dos extremistas contra os animais.

Viralizou nas redes sociais uma imagem de um cavalo sendo machucado e depois dele já com um curativo perto do olho. Ativistas do movimento vegano denunciaram a crueldade e chamaram a atenção do uso da cavalaria ainda ser usado para medidas de segurança.

“Os terroristas não pouparam nem mesmo os animais. Cavalos foram agredidos durante o confronto com a Polícia. Para além das cenas chocantes de hoje, que a gente possa sonhar com um mundo livre da utilização de animais como força de trabalho”, comentou Vanessa Negrini, conhecida como Vanessa É o Bicho, suplente de deputada federal em Brasília e coordenadora do Setorial de Direitos Animais do PT. “Os animais não estão neste mundo para nos servir, cada existência tem seu valor intrínseco, cada ser vivo tem seu propósito único, que não gira em torno do ser humano.”

Já a página Nação Vegana questiona: “Os cavalos agredidos por bolsonaristas em Brasília durante atos antidemocráticos é a prova de que a cavalaria tem que acabar. Não é justo que nós coloquemos os cavalos em situações de risco para resolver os nossos problemas. Eles não têm nada com isso! Os animais não existem para atender às demandas humanas. Forçá-los a participar de ações que ameaçam suas vidas e beneficiam apenas as pessoas, é cruel e repugnante.”

Confira as imagens

Dri Delorenzo
Jornalista, vegetariana desde criança quando descobriu que carnes, na verdade, eram animais mortos. Cresceu ouvindo as perguntas "mas o que você come" e "como você substitui". Hoje fica muito feliz com o crescimento do veganismo. É editora do Portal Veg.