Foto: freeimages.com

A cidade de Recife abrigará a sua primeira Marcha Pelo Dia Mundial do Veganismo. O evento acontecerá no dia 2 de novembro e tem como propósito principal disseminar a luta e as ideias do veganismo.

Os manifestantes se reunirão no boulevard de Recife Antigo e andarão em direção ao Marco Zero. O encontro está marcado para as 14h.

O Dia Mundial Vegano é uma data celebrada desde 1994 para dar visibilidade ao veganismo e as ideias que o movimento defende. Marchas já aconteceram em outras cidades, mas este ano Recife terá a sua primeira manifestação.

O foco da manifestação será o protesto contra o Especismo, um dos pensamentos mais questionados pelo movimento vegano. Chama-se de Especismo a ideia de que o ser humano é superior às outras espécies de animais, o que leva aos maus tratos a eles. Também se inclui nesse pensamento a noção de que alguns animais, como cães e gatos, devem ser tratados com cuidado, enquanto outros, como porcos e vacas, podem ser explorados e consumidos. Em outras palavras, muitos definem o Especismo como um tipo de racismo, em relação às espécies.

O evento está sendo promovido pelos coletivos 269 Life Nordeste e Vozes em Luto Nordeste. Ambas são organizações direcionadas para a luta pelo direito dos animais e promovem ações em diversas frentes em Recife. O 269 Life é um movimento mundial que surgiu de um caso de um bezerro que foi salvo do abate, em Israel, e era marcado com o número 269. A partir de manifestações locais, acabou se tornando um grande movimento contra a exploração de animais ao redor do mundo.