Foto: Agência Brasil

Um casal acionou a Justiça do Distrito Federal para tentar uma indenização de R$ 12,2 mil pela morte de seu cachorro em um pet shop de Brasília. A família processa o estabelecimento por danos materiais e morais.

Segundo informações da revista Época, o processo tem como base uma lei em vigor desde outubro no DF e que endurece a punição a maus-tratos em animais. Além disso, no final de setembro, o governo federal sancionou uma lei que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos.

Na denúncia, o casal se diz “devastado” pela morte do animal, que ocorreu, segundo eles, “com sofrimento, sem socorro e sem que eles pudessem protegê-lo”.

Segundo a necropsia anexada ao processo, o animal morreu por hemorragia interna, provavelmente após levar uma mordida de um cachorro maior, e ficou horas sem socorro.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.