Rio de Janeiro - Comemorando os 449 anos da cidade do Rio de Janeiro, um dos mais antigos blocos, o Bola Preta, abriu hoje (1º) o carnaval de rua carioca (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Carnaval é um período em que a diversão em geral fala mais alto do que a consciência, mas os resíduos da festa podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. O Portal Veg traz 6 dicas para ser mais sustentável no Carnaval:

1. Levar copo ou caneca reutilizável
Usar um copo de metal ou plástico reutilizável é bom para diminuir o descarte de lixo na festa, pois não é preciso usar copos plásticos descartáveis e outros itens.

2. Usar glitter biodegradável
Muitos não sabem, mas o glitter tem uma composição prejudicial ao ambiente. Algumas marcas produzem glitter biodegradável, que tem o mesmo efeito e não faz mal à natureza.

3. Investir em maquiagem vegana
Muitas marcas produzem maquiagem vegana e que não é testada em animais, muitas vezes a preços similares às comuns. Evitar a exploração animal é um passo importante para preservar o meio-ambiente.

4. Usar fantasias reutilizáveis ou antigas
É bastante prejudicial sempre fazer novas fantasias com materiais descartáveis, que normalmente vão para o lixo ao fim do dia. Escolha combinações criativas com roupas do guarda-roupa ou fantasias já usadas em anos anteriores

5. Descartar o lixo corretamente
Jogar o lixo na rua ou no ambiente cria vários problemas, e não custa nada guardar as latinhas e outros resíduos numa sacolinha ou segurar até aparecer uma lixeira.

6. Transporte coletivo
É legal providenciar caronas ou ir de transporte coletivo até o local da festa, pois assim as emissões de carbono serão reduzidas.

Gabriella Sales
Estudante de Jornalismo na ECA-USP e estagiária na Redação do Portal Veg.