Nesta quarta-feira (20) o presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden toma posse junto com a sua vice Kamala Harris, a primeira mulher negra e com ascendência asiática a assumir o cargo no país. Seu avô materno nasceu na vila de Thulasendrapuram, no estado de Tamil Nadu, sul da Índia. E o local já está em festa desde a vitória eleitoral, mas no dia da posse, o grupo PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) está promovendo um festival vegano.
De acordo com o grupo, serão oferecidos o típico prato biryani na versão vegana, assim como doces, leite de aveia, entre outras comidas. “A PETA Índia tem o prazer de ajudar Thulasendrapuram a comemorar o marco da posse da vice-presidente eleita Harris com guloseimas veganas, especialmente porque ela patrocinou e apoiou tantas legislações nos EUA contra a crueldade para com os animais”, disse a porta-voz da PETA Índia, Radhika Suryavanshi. “A comida vegana salva a vida dos animais, ajuda a preservar o planeta e protege a saúde humana, assim todos ganham.”
Durante uma entrevista à CNN, em 2019, a vice-presidente eleita disse que era a favor da redução do consumo de carne devido aos impactos ambientais causados e reconheceu o papel do Estado na promoção de uma mudança de dieta das pessoas. “Eu adoro cheeseburgers de vez em quando, simplesmente amo. Mas [devemos também considerar] o que fazemos em termos de criar incentivos para comermos de forma saudável, encorajarmos a moderação e sermos educados sobre o efeito de nossos hábitos alimentares em nosso meio ambiente ”, disse Harris. “Temos que fazer um trabalho muito melhor com isso e o governo tem que fazer um trabalho muito melhor com isso”.
Em dezembro do ano passado, a organização JIVINIT Women’s Coalition, liderada por mulheres negras, desafiou a vice-presidenta eleita a adotar o veganismo por um mês durante janeiro. Kamala Harris não divulgou se aceitou o desafio, mas também não negou.
“Kamala, você é um modelo para milhões de pessoas, especialmente para mulheres e mulheres negras. Sua posição sobre alimentação saudável é uma das maneiras mais poderosas de conduzir uma transformação fundamental na maneira como os Estados Unidos produzem, processam e comem alimentos”, escreveu à época a organização em um abaixo-assinado. Certamente não só os Estados Unidos, mas o mundo já está de olho em Kamala Harris.