A Associação Brasileira de Médicos Vegetarianos publicou, na quarta-feira (9), um post no seu Instagram relatando um caso surpreendente de recuperação de uma paciente após adoção de uma dieta sem alimentos de origem animal. De acordo com o texto, assinado pelo médico Charles Genehr, a paciente de 54 anos, diagnosticada com insuficiência cardíaca, teria repetido o exame após 6 meses com a nova dieta, recebendo resultado normalizado.
A exclusão dos alimentos de origem animal da dieta, ao longo desse tempo, influenciou na perda de 22,7 kg por parte da paciente, considerada obesa. Além disso, a medida da glicemia média foi reduzida de 185 mg/dL para 116 mg/dL, sem a utilização de medicações. No post, há o detalhamento das dietas seguidas pela paciente antes e depois do diagnóstico. Além da restrição dos alimentos de origem animal, também foi reduzido o consumo de produtos industrializados e processados.
Embora seja surpreendente, o relato não é o primeiro registro que indica uma possível relação entre dietas vegetarianas e uma melhor saúde cardiovascular. Em setembro, a revista científica British Medical Journal publicou um estudo que indicou menor ocorrência de doença coronariana em pacientes veganos ou vegetarianos.
O estudo acompanhou 48 mil pessoas por um período de até 18 anos, e registrou, a cada mil pessoas, 10 casos a menos de doença coronariana, em relação aos pacientes que consumiam carne. Em contrapartida, foram 3 casos a mais de derrame. A doença coronariana é um problema arterial relacionado ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Já o derrame (acidente vascular cerebral ou AVC) é caracterizado por danos na atividade cerebral causados pela interrupção do fluxo sanguíneo. Segundo especialistas, o maior número de casos entre os vegetarianos pode estar relacionado à deficiência de vitamina B12.
Os dados divulgados pelo estudo não permitem conclusões diretas de causa e consequência entre as dietas e as ocorrências de problemas cardiovasculares. Entretanto, apresentam um conjunto de dados valioso e, assim, como o caso divulgado essa semana pelos Médicos Vegetarianos, permitem investigar a possível relação entre dietas vegetarianas e uma boa saúde cardiovascular. Deixam claro, também, a necessidade de uma dieta diversificada e equilibrada para uma vida saudável.