Reprodução/Twitter

O Burger King foi proibido pela Advertising Standards Authority do Reino Unido (Agência de Padrões de Publicidade, em português) de anunciar o hambúrguer “Rebel Whopper” como “100% vegetal”, ou seja, um lanche que seria totalmente vegano. De acordo com o órgão, o lanche não é adequado para veganos e vegetarianos por ser cozido na mesma grelha que os produtos à base de carne.

A ASA também denunciou outros anúncios da marca que não deixavam claro que o lanche contém maionese à base de ovo, sendo mais uma vez impróprio para veganos.

O lançamento do hambúrguer foi realizado em janeiro no Reino Unido e também é produzido no Brasil. Os anúncios do produto informavam que ele era “o primeiro hambúrguer à base de plantas” na cadeia de fast food.

Segundo o Burger King, em todos os anúncios do lanche há avisos com letras pequenas que informam que o produto pode não ser adequado para veganos e vegetarianos. Quanto à maionese, a rede sugeriu que clientes solicitem o hambúrguer sem o produto.

Luísa Fragão
Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.