A campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) que circulou nos metrôs e elevadores da cidade de São Paulo agora chegou ao Rio de Janeiro. Um trem do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ficará um mês adesivado com a frase “Se você ama um, por que come o outro?”, cujo objetivo é sensibilizar o público sobre o consumo de carne de porco, galinha, vaca, entre outros animais.

A mensagem poderá ser vista por quem circula entre as estações Praia Formosa e o Santos Dumond, passando por pontos turísticos famosos como o Museu do Amanhã e o Boulevard Olímpico, Vila Olímpica, Candelária e Utopia AquaRio.

“A nossa relação com os animais e aquilo que colocamos no prato são temas que dificilmente nos questionamos a respeito. São hábitos cotidianos que, muitas vezes, somos levados a acreditar que não têm relevância ou impacto no mundo. Mas tem. No fundo, todos queremos ser compassivos e justos com os animais, precisamos apenas de coragem e estímulo para rompermos com heranças culturais que nos cegam”, diz Ricardo Laurino, presidente da SVB.

A campanha tem como embaixador o ator e roteirista Emiliano d’Ávila, que defende a importância de levar a reflexão sobre o tema para ambientes de grande circulação de pessoas. “A compaixão pelos animais, não só os de estimação, é algo que todos devemos cultivar”, destaca.

Já foram veiculados 140 painéis em três estações de metrô de São Paulo, com um alcance estimado de mais de 400 mil pessoas por dia. Também já foram 3,5 mil telas em elevadores de edifícios comerciais e residenciais.

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.