Reprodução/Redes sociais

Em parceria com a organização de proteção animal Mercy For Animals, a ativista climática e ambiental sueca Greta Thunberg lançou um vídeo no sábado (22) com alertas para os impactos da pecuária na saúde pública, no uso da terra, na biodiversidade, nas mudanças climáticas e no bem-estar animal.

Intitulado “Pela Natureza”, o vídeo traz um apelo de Greta, que é vegana, para que as pessoas prefiram alimentos de origem vegetal com o objetivo de gerar melhores impactos ao meio ambiente.

“Sejamos francos, se não mudarmos, estamos f*”, afirma a ativista. “Mas nós podemos mudar. A crise climática é apenas um sintoma da crise de sustentabilidade que enfrentamos. Temos industrializado a vida na Terra e deteriorado a nossa relação com a natureza”, ressalta.

“Precisamos repensar a forma como valorizamos e tratamos a natureza, a fim de assegurar as condições futuras e presentes para a vida na Terra. Todos nós, naturalmente, temos diferentes oportunidades e responsabilidades, mas a maioria de nós pode pelo menos fazer algo — mesmo que seja pouco”, diz em outro trecho.

O filme foi produzido pelo premiado cineasta britânico Tom Mustill. Em entrevista, ele afirma que o tema da campanha foi desafiador, mas que espera que o vídeo ajude as pessoas a tomarem decisões mais conscientes em prol do meio ambiente.

“É um tema desafiador, complexo e difícil de destrinchar. Como fazer com que as pessoas tomem as suas próprias decisões e não se afastem? Como mostrar visualmente esse conteúdo? Espero que isso ajude as pessoas a se engajarem em suas partes nesta história e em suas relações com a natureza”, afirmou Tom.

Assista:

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.