Foto: Ellie Bullen/Divulgação/The Global Vegan: More Than 100 Plant-Based Recipes from Around the World

Com o isolamento domiciliar durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas que não estavam acostumadas a fazer todas as refeições em casa tiveram que se adaptar a nova rotina. Para facilitar o planejamento das compras da semana, assim como os pratos de cada refeição, a startup carioca Home Chefs, presente no mercado desde 2017, criou uma plataforma que cria de forma personalizada o cardápio semanal de seus usuários, com opções vegetarianas e veganas.

A plataforma está disponível em forma de aplicativo para iPhone e Android. Através dele, cada usuário recebe cardápios semanais e lista de compras, planejados exclusivamente em relação aos gostos, restrições e necessidades pessoais.

Os cardápios são formados por receitas variadas, criadas por chefes e nutricionistas, para café da manhã, almoço e jantar, todas com o máximo de 30 minutos de preparo. Ainda, as listas de compras são formuladas de forma a durar até 15 dias, minimizando as idas ao mercado durante a pandemia.

Os cardápios seguem seis linhas principais de perfis alimentares:

● Cardápio Prático, com receitas diversificadas;
● Cardápio Fit/Light, para uma alimentação leve, com menos produtos industrializados e que ajuda a emagrecer de forma saudável;
● Cardápio Infantil, com receitas simplificadas e nutritivas;
● Cardápio Vegano, para uma alimentação sem ingredientes de origem animal e sem lactose;
● Cardápio Vegetariano;
● Cardápio Glúten-Free

Jornalista e estudante de Ciências Sociais na FFLCH-USP. Vegetariana desde os 16 anos. Acredita que a vida sem crueldade animal é muito mais ética, sustentável e saudável. É subeditora do Portal Veg.