A empresa norte-americana Beyond Meat acaba de anunciar a estreia de seus produtos no mercado brasileiro. As carnes vegetais, ou plant based, começaram a ser vendidas, por enquanto, apenas em 19 lojas na rede de supermercados St. Marché, na cidade de São Paulo. Trata-se de um mercado voltado ao público com maior poder aquisitivo da capital.
“Nossa entrada no mercado brasileiro marca um passo importante para promover nossa missão de aumentar a acessibilidade à carne de origem vegetal em todo o mundo”, afirmou Ethan Brown, CEO da Beyond Meat, em comunicado para a imprensa. “Como o terceiro maior mercado do mundo em termos de consumo de carne animal, o Brasil oferece uma oportunidade significativa para a adoção de carne à base de plantas.”
Por enquanto, estão à venda quatro produtos da empresa: hambúrgueres, carne moída e dois tipos diferentes de ‘sausage’, espécie de linguiça que é tradicionalmente feita com carne bovina nos Estados Unidos.
Quem quiser saborear esses alimentos vai ter que pagar um preço salgado. De acordo com o Link, do Estadão, a caixa com dois hambúrgueres custa R$ 65,99 e a carne moída (em um pacote de menos de 500g) custa R$ 99,90.
Conhecidos como foodtechs, esses alimentos trazem por trás um desenvolvimento tecnológico já que são invenções para se aproximarem da textura e sabor da carne. No Brasil, temos a empresa Fazenda do Futuro que se dedica a esses produtos e a linha Incrível, da Seara.
Beyond Meat expande mercado mundial
Segundo o VegNews, em abril, a Beyond Meat deu um passo marcante em sua expansão global com sua entrada na China em 4.200 lojas da Starbucks, que passaram a oferecer produtos com a Beyond Beef, além de itens com a marca de leite vegano Oatly e a marca de carne vegana baseada em Hong Kong OmniPork. Em junho, lojas da Pizza Hut, Taco Bell e KFC na China (marcas operadas pela Yum China Holdings) adicionaram o Beyond Burger em seus menus por um tempo limitado para testar com os consumidores.
Nos Estados Unidos, a Beyond Meat fortaleceu sua parceria com a KFC nesta semana com a expansão dos nuggets baseados em plantas da Beyond Fried Chicken para mais de 50 locais no sul da Califórnia por um tempo limitado.