De acordo com o médico Marcelo Fiszman, uma dieta vegetariana pode ajudar no tratamento de Artrite Reumatoide. Em post publicado no Instagram da Associação Brasileira de Médicos Vegetarianos, ele explica a relação com base em um artigo científico divulgado em novembro.
A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune e atinge cerca de 1% da população mundial. Segundo escreveu Fiszman, o seu desenvolvimento está ligado a baixas concentrações de ácidos graxos de cadeia curta e pouca variedade da flora intestinal.
Os ácidos graxos de cadeia curta estão associados à boa conservação das células do intestino. A falta de diversidade da flora intestinal pode levar a baixas concentrações desses elementos, o que permite a entrada de microorganismo na corrente sanguínea, iniciandos os processos inflamatórios em pacientes com Artrite.
Nesses pacientes, inclusive, a flora não apenas carece de diversidade como é dominada pela bactéria Prevotella copri, que diminui a incidência de espécies anti-inflamatórias no organismo.
Uma dieta vegetariana, composta por grãos, legumes e vegetais, pode ajudar a aumentar a quantidade de ácidos graxos de cadeia curta e a diversidade bacteriana nesses organismos, além de ajudar no aumento da incidência de bactérias benéficas. Portanto, pode ajudar no tratamento de pacientes com Artrite Reumatoide, cujo processo padrão é caro e medicamentoso.